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Vida Saudável

23.março 2017

Ter uma vida saudável não é apenas estar com a saúde em dia, mas viver com qualidade em todos os aspectos. Além de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas, também é necessário cuidar da saúde mental e ficar livre do estresse. Para isso, saiba priorizar as coisas certas e organizar o seu tempo, pois é uma forma de fugir das tendências, ou seja, ter uma vida acelerada e negativa.

Ter uma vida saudável é o objetivo de muitas pessoas, mas existem elementos que atrapalham na qualidade de vida:

  1. rotina;
  2. práticas incorretas;
  3. falta de tempo para organizar a vida;
  4. maus hábitos alimentares;
  5. ambição apenas em crescimento financeiro;
  6. falta de relacionamentos saudáveis;
  7. falta de tempo para relaxar e se cuidar;
  8. indisposição para as atividades físicas;
  9. estresse, etc.

Tudo isso influencia no modo de viver e o indivíduo cada vez mais se afasta do conceito de “vida saudável”.

 

Hábitos Saudáveis

Em uma vida saudável construímos um ambiente totalmente voltado para o bem estar de um indivíduo. Seja na alimentação, segurança, sexo, a paz interior, o lazer, o trabalho, a educação, etc. Todos esses aspectos devem estar em harmonia.

Para iniciar um estilo de vida saudável, coma alimentos naturais e reduza o consumo de gorduras e açúcares. Não pule as refeições e diminua o ingestão de alimentos calóricos, inclusive bebidas como o álcool e o refrigerante. O peso também é um dos elementos importantes para manter a boa saúde, por isso, cuide do aumento do peso e certifique-se que você está com o peso ideal. Calcule o seu IMC (Índice de Massa Corporal) e verifique se está acima ou abaixo do peso.

Procure fazer atividades físicas pelo menos 30 minutos todos os dias, como fazer uma caminhada, ir à academia, jogar futebol, etc. Procure ficar em movimento, pois isso evita o surgimento de hábitos sedentários. Outra opção de exercício físico é dentro de casa, ao lavar o carro, dançar, varrer, etc.

Hábitos que não contribuem para uma vida saudável

Existem atitudes ou hábitos que atrapalham na qualidade de vida. Dentre elas temos:

  • Obesidade – aumento demasiado da gordura corporal causando problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.
  • Tabagismo – o fumo é uma droga que também vicia. Assim, ao fumar você está ingerindo vários elementos tóxicos. Um exemplo disso é o cigarro, que possui dezenas de substâncias que afetam o corpo.
  • Alcoolismo – apesar de ser bastante consumido, assim como o cigarro, as bebidas alcoólicas também induzem ao vício e podem causar doenças como cirrose e hepatite. A ausência de bebida alcoólica ajuda a manter uma vida saudável.

Outras doenças que podem surgir são a diabetes mellitus, a pressão alta, que geralmente ocorre devido a uma situação de estresse ou por doenças hereditárias, dentre outras. Cuide de você, da saúde de sua família e também de sua comunidade. Com isso, estará contribuindo para um mundo melhor e se livrando de hábitos prejudiciais.

Estresse e Vida Saudável

Cobrança e compromissos na vida adulta e também na infância acabam gerando estresse.

Hoje, as crianças estão sempre atarefadas e não tem tempo de simplesmente “crescer”. Os jovens possuem a cobrança para passar no vestibular, arrumar emprego, passar em concursos públicos, etc. E, essa fase importante da vida deve ser levada de uma forma menos “estressada”. É essa pressão que desde cedo tem prejudicado o modo de vida da sociedade.

O estresse é o principal fator de risco de muitas doenças, principalmente as cardiovasculares, que se agravam a medida que seu estado emocional entra em desequilíbrio, ou por relacionamentos desestruturados e por hábitos inadequados. É preciso saber lidar com as situações da vida sem causar alterações na saúde.

Uma vida saudável inclui muitos fatores, mas o fundamental é encontrar um equilíbrio. Ninguém vive só de trabalho, diversão ou amor. O tempo precisa ser organizado no relógio, dando prioridade às coisas necessárias e também para aquilo que te faz bem. Portanto:

Viva coisas diferentes;

Permita-se ter novas experiências;

Saia da rotina;

Dê valor a cada ato, oportunidade e pessoa.

Para viver bem, é preciso QUERER.

É preciso ter tempo para o lazer, bem-estar, trabalho, para dormir, comer, para se cuidar, para valorizar as relações pessoais…Enfim, tempo para tornar a sua vida saudável!

Saiba como conquistar esse estilo de vida, e se sinta realizado e feliz mesmo em meio a toda correria do dia a dia.

 

Pratique Exercícios Físicos

A prática de exercícios é uma das principais ações para obter uma vida saudável, ou seja, a saúde só está realmente adequada com a frequência de atividades físicas.

A falta de exercícios causa o sedentarismo e diminui a atividade e qualidade dos órgãos. É mais importante ter uma rotina de exercícios, do que praticar horas, mas em períodos muito distantes. Não precisa ser necessariamente uma hora todos os dias, comece com tempos mais curtos e vá aumentando gradativamente, ou então alterne os dias. O ideal é ter regularidade. Nas atividades físicas, o corpo vai sendo estimulado, deixando-se suscetível a uma repetição, ou seja, se você só faz exercício uma vez por semana sua condição física não melhora, pois você não “obedece” a repetição que seu corpo precisa. Mas independente de todas as regras, não é agradável praticar um esporte simplesmente por obrigação. Portanto, escolha algo que goste e que te dê prazer. Todos os tipos de exercício ajudam no funcionamento regular do organismo. Para ter qualidade de vida, basta ter força de vontade.

Os exercícios proporcionam melhoria na circulação, nas funções cardíacas e pulmonares, redução do estresse, queima de calorias, alívio de tensões emocionais, aumento do autocontrole, da concentração, melhoria na qualidade do sono, prevenção do colesterol alto e diabetes, entre outros fatores importantes para a saúde.

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